A Era Pós-digital é o tempo onde a tecnologia converge de forma acelerada, implacável, imprevisível e natural com a vida humana. Simbolicamente esse movimento iniciou a partir do momento em que mais da metade da população mundial se conectou na internet, sendo 2018 esse ano histórico. Hoje mais de 56% da população mundial tem acesso a rede e em 10 anos esse número pode chegar a 90%, índice muito próximo ao da penetração de energia elétrica atualmente.
Daqui em diante nossa integração com a tecnologia será exponencial e terá impacto cada vez maior na forma como vivemos. É hora de coletivamente estabelecermos uma relação mais saudável com ela e intensificarmos o resgate a tudo aquilo que realmente nos diferencia das máquinas.
Precisaremos lidar com os seus diversos efeitos colaterais, como por exemplo as fake news, a intolerância, os transtornos de personalidade, o vício nas telas, os índices crescentes de depressão entre jovens e a superficialidade nas relações.
Num mundo progressivamente dominado pela 'Inteligência Artificial', a criatividade será a última fronteira entre a máquina e o homem. É a verdadeira habilidade que nos diferencia do que é artificial e tem o poder de construir as novas narrativas que queremos para o futuro. Criatividade é imaginar futuros possíveis, que tenham valor coletivo e sejam radicalmente imprevisíveis.
Nos negócios, cada vez mais digitais, as marcas serão as interfaces humanas de conexão entre empresas e pessoas. Para a geração Z, as marcas que não conseguirem demonstrar autenticidade, valores claros e posicionamento visível diante dos dilemas da sociedade moderna simplesmente desaparecerão na próxima década. E aposto que serão muitas.
Criar para o mundo pós-digital é criar com os olhos no potencial máximo do ser humano. Pensando nisso, selecionei abaixo 8 ideias vencedoras de Cannes em 2019 que contribuem positivamente para moldar o futuro.